quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Entrevista: Allan Kardec


Em 15 de janeiro de 1861, Allan Kardec lançava O Livro dos Médiuns, que ele considerou “Guia dos Médiuns e dos Evocadores”.
Por ocasião do Sesquicentenário dessa efeméride, transcrevemos trechos do citado livro, em forma de entrevista com o Codificador, sobre temas sempre oportunos.


Reformador: Os Espíritos podem nos revelar o futuro?
Allan Kardec: “Se o homem conhecesse o futuro, não cuidaria do presente. [...] a manifestação dos Espíritos não é um meio de adivinhação. [...]”
“Pode acontecer que o Espírito preveja coisas que julgue conveniente revelar, ou que ele tem por missão tornar conhecidas. Porém, é nesses casos que se deve desconfiar ainda mais dos Espíritos mistificadores, que se divertem em fazer previsões. Só o conjunto das circunstâncias permite que se verifique o grau de confiança que elas merecem”.
Reformador: E informações sobre vidas anteriores e futuras?
Allan Kardec: Sobre as vidas anteriores:
“Deus algumas vezes permite que elas vos sejam reveladas, conforme o objetivo. Se for para vossa edificação e instrução, as revelações serão verdadeiras e, nesse caso, feitas quase sempre espontaneamente e de modo inteiramente imprevisto. Ele, porém, jamais o permite para satisfação da vã curiosidade”.
Sobre existências futuras:
“[...] tudo que os Espíritos vos disserem a tal respeito não passará de gracejo, e isso se compreende facilmente: a vossa existência futura não pode ser determinada de antemão, pois dependerá do vosso proceder na Terra e das resoluções que tomardes no estado de Espíritos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.