terça-feira, 22 de julho de 2014

O REMÉDIO PARA OS PADECIMENTOS

A fé é de grande valia no coração do crente, força poderosa que sustenta a vida na caminhada de ascensão espiritual. É, indiscutivelmente, o maior remédio para todos os males. É a disposição de esperança que sustenta sempre a confiança em Deus, mantendo-O vivo na consciência, fazendo sentir Jesus nos guiando em todos os roteiros do aprendizado, na esfera em que nos encontramos, por misericórdia de Deus, que é a Terra. É o Cristo comandando a todos e nos pedindo que confiemos em Deus e na Sua assistência; é a fé que realmente transporta montanhas e se torna em harmonia no complexo físico, traduzindo-se em saúde física para o corpo e espiritual par a alma. É remédio infalível, como sendo bênção de Deus, que pode nascer dentro de nós, nos curar e ajudar aos nossos companheiros. A fé não tem limites; ela tanto trabalha no mundo material, como no espiritual; é humana e divina, é filha de Deus nas mãos do Cristo. Mesmo nas trevas, se faz luz quando desperta; nas horas de grandes aflições, ela se transforma em paz, estabelecendo a harmonia e nos levando ao amor, nas asas da esperança.
A Terra ainda não é lugar de gozo; é lugar de expiações e provas, onde os sofrimentos atingem proporções imensuráveis. É como um grande hospital, cheio de almas em reparo, chorando e sofrendo em busca da cura dos seus males. Mas, como em uma casa de saúde, nela não existe somente gente doente; assim, muitos estagiam nela para ajudar na cura dos enfermos e, para tanto, Deus nos enviou a Doutrina Espírita, sob a égide de Jesus, para nos ensinar a cultivar a fé, a confiança, a amar a todos e a tudo, a amar a Deus em tudo onde se constata o trabalho da Sua generosa bondade.
O espiritismo nos traz páginas lindas acerca das leis naturais, e nos ajuda a conviver com elas, respeitando-as de modo a estabelecer na nossa intimidade a harmonia divina, para divina saúde dos corpos e do Espírito. Compete-nos fazer a nossa parte, para que tenhamos força de curar a nós mesmos, no sustento da vida sobre a Terra. É preciso saber que: o remédio para o ódio é o amor, para a violência é o perdão, para a usura, o desprendimento, e para a desconfiança é a fé, que restabelece o equilíbrio no mais profundo do ser.
A Doutrina Espírita veio restabelecer a Doutrina do Cristo de Deus, fazendo a humanidade relembrar a maior das figuras que pisaram na face da Terra. Fala-se muito em paraíso, desde os grandes profetas até os nossos dias; todavia, ele ainda se encontra distante, porque as suas raízes se encontram dentro de cada um, nos valores que granjeamos ainda em estado de sono, aguardando nossa boa vontade, para que eles acordem no exercício do bem, nas linhas do amor e da caridade.
O Espiritismo é um curso que os Céus mandaram para a Terra, sob a direção dos grandes benfeitores, que ministram aulas permanentemente, para que os Espíritos aprendam a educação dos sentimentos e se instruam em todos os campos do saber; manifesta-se como água da vida, lembrando sempre os feitos do Mestre dos mestres.
Devemos compreender o ensejo que representa a Doutrina, aproveitando isso na nossa educação e entendimento, e fazendo mais para nós mesmos, corrigindo nossas faltas e adestrando nossas qualidades. Para isso, devemos estimular a fé, de maneira que ela seja a verdadeira filha do amor, e por onde passar devemos fazer ambiente de luz, para que passem também a fraternidade e a esperança.
Volte ao começo da nova filosofia e leia com mais atenção as obras básicas do Espiritismo, para reforço da sua fé, dando nascimento ao amor. Se alguns dos males se transformarem em infortúnios em seus caminhos, não se queixe meditando no que a Doutrina nos revela e consola com a tolerância; medite mos que a justiça de Deus é reta, e ninguém paga o que não deve; confie no futuro, que no amanhã haverá de gozar a paz porque passou a viver em paz, porque encontrou o remédio para todos os males, que é a fé, na irradiação do amor.

ESSE – CAP. V – item 19
MÁXIMAS DE LUZ – MIRAMEZ – ANTONIO NUNES MAIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.