domingo, 29 de agosto de 2010

Atendimento Fraterno

Quantos de nós, espíritas, nos enclausuramos em nossos Centros, aprendendo a prática Cristã, acolhendo e atendendo ao nosso irmão, carente em tantas necessidades, discutindo pontos nos diversos assuntos complementares da literatura espírita e Cristã, e mesmo assim, sentimos que ainda nos falta algo?
Pois é. Acredito que além do assistencialismo social que encontramos em vários Centros Espíritas, em todo o Brasil, devemos também colocar em prática o ATENDIMENTO FRATERNO NO LAR. Tal ação estaria voltada para atender mais de perto àquele irmão que um dia procurou nossa Casa de Oração em busca de um acolhimento, uma palavra de consolo, um esclarecimento, uma ajuda espiritual, etc. Essa pessoa, por um motivo qualquer, não pode comparecer mais ao convívio fraterno. Será que esse Filho de Deus não é merecedor de uma assistência particular?
Entendo que devamos respeitar o "Livre Arbítrio" de cada um, contudo, cabe a nós, trabalhadores da seara do Cristo, estarmos sensíveis a esses acontecimentos. Se o dirigente da Casa Espírita não observou, que façamos esse apontamento a ele. Que estejamos sempre conectados com a necessidade de próximo, que um dia buscou ajuda e depois percebemos (por diversos indicativos) que ele ainda não encontrou aquilo que almejou encontrar. Sejamos caridosos. Claro que não devemos ser intrometidos, pois só recebe ajuda que pede. Mas também se ficarmos parados, esperando que o pior aconteça, será que não podemos ser considerados inoperantes?
Portanto, defendo que possamos ter em cada Centro Espírita uma equipe montada e preparada para esse verdadeiro "Socorro no Lar", capaz de levar ao próximo um ombro acolhedor, uma palavra amiga, a Luz do Cristo através da leitura de textos amorosos. Sem contar com as diversas possibilidades tecnológicas atuais de chegarmos até esse irmão: e-mail, torpedo, sms, sites de relacionamento, entre outros. O ATENDIMENTO FRATERNO NO LAR deve ser considerado como prática Cristã de grande valor, pois ela encontra lastro na proposta do Cristo: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura".(Mc 16:15).


Por Antonio Melo

Um comentário:

Digite aqui seu comentário.